A Yamandu nasceu em 2009, em Minas Gerais, com o intuito de prestar serviços de paisagismo e consultoria na área ambiental. Foi fundada pelo casal de biólogos Eduardo Gonçalves e Neila Farias Lopes, que saíram de Brasília para trabalhar com o Instituto Inhotim. Em 2012 o casal voltou para a capital, levando na mala a empresa, nesta fase mais focada na frente de paisagismo. De 2016 a 2018, a empresa se manteve em Brasilia, mas o casal ainda realizou uma breve estadia em Campo Grande-MS, onde atuou também na área de bem-estar animal. Foi quando surgiu a oportunidade de levar a empresa para Itacaré-BA, onde colocaram em perspectiva as suas competências e experiências e moldaram a empresa com um único propósito: oferecer a seus clientes e suas famílias (incluindo os membros não humanos) a melhor experiência de conexão com a natureza. O paisagismo manteve-se como a principal atuação, mas agora tendo a biofilia como princípio norteador. Talvez seja melhor conhecer cada um dos sócios individualmente:

Eduardo Gonçalves – Biólogo com doutorado em Botânica e MBA em Marketing, este mineiro criado em Brasília cresceu rodeado de aquários, livros e de seus próprios desenhos. As plantas foram uma descoberta tardia, mas tornaram-se um tema central na sua vida desde então. Autor de livros na área de botânica e paisagismo, professor universitário e pesquisador por quase 20 anos, fez do paisagismo seu ofício. Foi paisagista e curador botânico do Jardim Botânico Inhotim, e protagonizou a criação de importantes coleções botânicas no Brasil. Nas horas vagas, é apaixonado por cerâmica, bonsais e até se arrisca a cantar de vez em quando. Também tem seu blog, o Jardim do Edu.


Neila F. Lopes – Nascida na cidade do Rio de Janeiro, foi em Brasília que cresceu, quase sempre acompanhada de seus cães. Depois de uma passagem pela Engenharia Mecânica, optou pela Biologia, especializando-se posteriormente em Biossegurança. Apesar da formação em áreas tão técnicas, consagrou-se na gestão de grandes equipes, tendo sido diretora em duas universidades na área de inovação e diretora do Jardim Botânico Inhotim. Estruturou duas agências universitárias de inovação e empreendedorismo, além de inúmeros laboratórios de pesquisa e prestação de serviços. Foi fundadora da Yamandu Espaço Animal, um ambiente de educação e bem-estar canino, que fez história em Campo Grande. Nas horas vagas, curte qualquer atividade ao ar livre, sempre bem acompanhada de seus bichos.